English Dutch French German Portuguese Spanish
Menu

Geólogos versus a População

Bajouca contra o fracking Bajouca contra o fracking Jornal de Leiroa

No dia 26 de Dezembro o Jornal "O Público" publicou um artigo de propaganda com o titulo “Geologia com letra maiúscula” e com o sub titulo de “Existe entre os geólogos um sentimento de revolta sempre que vemos uma falsa representação daquilo que são as explorações de recursos minerais metálicos, não metálicos e energéticos. A revolução eco-friendly deve ser feita, mas não nos esqueçamos dos meios para atingir os fins.”

 

De acordo com Miguel Maia ... Por estes dias a Geologia anda de luto. De luto pelos mais recentes e trágicos acontecimentos; de luto pela falta de informação transmitida pelos meios de comunicação social; de luto pelo desrespeito pela profissão e por quem luta para um avanço do conhecimento geológico nacional.

 

Mas não é a primeira vez que os movimentos que luta contra a exploração de hidrocarbonetos em Portugal batem testa com geólogos, e de certeza que não será a ultima vez. Mas compreendemos que haja receio da parte dos geólogos quando se levanta uma onda de protesto contra uma das atividades deles … porque ao fim e ao cabo só estão a tentar proteger os seus rendimentos e as suas carreiras.

Mas de qualquer maneira foi triste ler os argumentos usados neste artigo, que pretende indicar um sentimento de tristeza destes geólogos, como se os geólogos fossem "pobres" vitimas sem outros recursos ou oportunidades, quando a realidade é muito, mas muito diferente.

Então temos que ter pena deles? Cuitadinhos ... neh?

 

Não há dúvida de que a Montanha pariu um Rato!

Agora usando as palavras de Jairo Dias escritas no Facebook, porque não podia escrever melhor, aqui fica uma resposta bem fundamentada.

 

"tanto quanto sei, a geologia não se foca somente na área do petróleo...

além da área do petróleo temos a hidrogeologia, geotécnica, geoquímica, geologia médica, geofísica. geologia marinha, geologia ambiental, geologia urbana, entre muitas outras áreas pertencentes à geologia e que, certamente, não estão de luto..

quem poderá estar de luto são os geólogos focados na exploração dos hidrocarbonetos, pois não há muitas vagas em Portugal por não termos cá explorações e têm de emigrar ou procurar outros empregos...

 

Mas isso acontece com tanta gente de tantas áreas... 

Pessoalmente não concordo quando ele diz que os geólogos estão "de luto pelo desrespeito pela profissão e por quem luta para um avanço do conhecimento geológico nacional".

O que nós tentamos travar aqui, não é o avanço do conhecimento geológico nacional, tal como eles (geólogos focados no petróleo) também não estão só a trabalhar para o "avanço do conhecimento geológico". Eles estão a trabalhar para manterem viva a indústria petrolífera que vem para cá para explorar e não para tentar conhecer o nosso solo.

São coisas bem diferentes.

 

Acho que aqui ninguém está contra o desenvolvimento do conhecimento ou o desenvolvimento económico local, etc.

Estamos sim, contra o destruir dos recursos naturais que temos e que são bem mais essenciais que o petróleo para quem aqui vive.. falo claro, dos recursos naturais mais essenciais que temos, o ar e a água que todos nós necessitamos diariamente.

 

Se por ventura tivermos de ficar sem petróleo, acho que todos nós conseguimos sobreviver, no entanto, se nos faltar água ou ar de qualidade devido a esta exploração, e mesmo que eles ofereçam todo o petróleo do mundo, não o conseguiremos gastar por cá... teríamos de mudar de sítio para viver.

 

Resta agora saber o que tem mais interesse para todos... para mim é que na Bajouca e arredores se tenha ar e água de qualidade como ainda temos, pois tenciono viver por cá por muitos anos.  Infelizmente ainda existe muita gente local que pensa que irá trabalhar e ganhar muito dinheiro com esta exploração, mas estão bem enganados...

Leiam os contratos e o projeto e verão do que falo...

 

 

Link para o artigo no jornal O Público aqui

Para participar no grupo de Bajouca no Facebook aqui

 

You are here: HomeBatalha & PombalPombalGeólogos versus a População
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top