English Dutch French German Portuguese Spanish

Percurso Cultural da Vila de Odeceixe

Odeceixe abre-nos as portas do Algarve. É a primeira localidade algarvia depois de terras alentejanas.

  1. Âmbito: cultural
  2. Tipo: pedestre
  3. Ponto de partida e de chegada: Largo 1º de Maio - Odeceixe
  4. Distância: 1 km
  5. Duração: 1 h
  6. Grau de dificuldade: fácil

 Sede de freguesia com o mesmo nome, encontra-se localizada a norte da vila de Aljezur, sede de concelho, distando desta cerca de 15 km.

 

odeceixe nora

Vila de ruas estreitas e sinuosas estende-se ao longo de uma topografia íngreme de encosta e apresenta uma arquitectura tradicional algo preservada, com as suas casas caiadas de branco, com janelas e portas emolduradas por barras azuis ou amarelas ocre. A ribeira de Seixe, que nasce na serra de Monchique e desagua na praia de Odeceixe serve de fronteira natural com o Alentejo. Em seu redor existem férteis várzeas que permitem o desenvolvimento de culturas de qualidade, nomeadamente a batata-doce, o milho e o amendoim.

Não se conhece a sua fundação, contudo, atribui-se a sua origem ao período islâmico, que longo tempo permaneceu no Algarve, facto comprovado pelo topónimo Odeceixe (Ode, que significa curso de água ou ribeira e Ceixe, seixos ou calhaus).

 

Ponto de Partida: Largo 1º de Maio

odeceixe-town

 

Este percurso desenvolve-se pela malha urbana da vila de Odeceixe, iniciando-se no Largo 1º de Maio, o centro da vila e local de convívio entre gentes locais e muitos turistas que por aqui passam. A partir daqui tome a Rua das Amoreiras. Suba-a e, escassos metros à esquerda, tome a Rua do Gabão. No final desta rua encontrará um pequeno largo (Largo dos Bombeiros) que dá acesso à Rua da Igreja.

Rua da Igreja. Aqui poderá apreciar, no nº 8, uma Porta Manuelina. Chegando ao final desta rua deparar-se-á com a Igreja Paroquial de Odeceixe, local de visita obrigatória.

 

Igreja Paroquial de Odeceixe.

odeceixe-igreja

 

Construída na época medieval, reconstruída no primeiro quartel  do século XVI e remodelada nos finais do  século XIX (1880).  Da arquitectura  deste imóvel é de reter a simplicidade do interior e o seu arco triunfal (estilo Manuelino 1517). Possui capela-mor neoclássica, uma pia baptismal de forma hexagonal do mesmo estilo e ainda  a imagem de Nossa Senhora da Piedade (séc. XVII) como padroeira.

Depois de uma visita à Igreja, o percurso continua pela Travessa das Camélias, uma escadaria localizada junto ao muro de fronte para a fachada principal. Ao longo desta escadaria encontrará ruas transversais à mesma, que, tal como esta, apresentam topónimos curiosos: Rua da Flor, Rua das Violetas… Aproveite para apreciar a arquitectura local, casas térreas tradicionais, com vãos cercados por barras de cor azul ou amarela, algumas ainda antigas, outras já de construção recente, mas respeitando na maior parte dos casos a tipologia tradicional.

 

odeceixe-fonte1

 

A escadaria da Travessa das Camélias conflui com a Rua das Camélias. Siga então pela sua direita até à Rua 25 de Abril. Aqui, vire à esquerda e suba em direcção ao Moinho. Até lá continue a apreciar a arquitectura tradicional da Vila de Odeceixe.

 

Moinho

odeceixe-imoinho

 

Já no Moinho, se as condições do vento assim o permitirem, não deixe de assistir a uma demonstração sobre o seu funcionamento e sobre as técnicas implícitas na moagem dos cereais. A paisagem que daqui é proporcionada sobre a vila, sobre a várzea e sobre a Ribeira de Seixe, a serpentear até à praia, é magnífica.

Terminada a visita ao Moinho, retome a Rua 25 de Abril, descendo alguns metros até encontrar à sua direita uma azinhaga em escadaria, curiosamente denominada Rua do Desvio. Ao longo da descida desta azinhaga, vislumbre mais uma vez a vista sobre Odeceixe e a vegetação envolvente. Esta ruela típica desemboca na Rua 25 de Abril. Siga então pela sua direita até quase ao final desta rua e de seguida contorne pela esquerda para a Rua Nova, que o levará novamente à baixa de Odeceixe. Ainda nesta rua aproveite para visitar a Adega-Museu (porta nº 32).

 

Adega-Museu de Odeceixe.

 odeceixe-adega

 

Este núcleo museológico pretende recriar um espaço de adega, tal como outrora existiam várias nesta zona, sobretudo entre as décadas de vinte e quarenta do século XX. Esta casa desempenhava para o seu proprietário uma função social.

Para ela convidava os amigos para a “prova do vinho” e para a “petisqueira”, como nela se podia ultimar um “negócio” ou oferecer a “adiafa” (refeição ou merenda oferecida aos trabalhadores pela conclusão de uma tarefa agrícola ou de uma construção). No seu espólio podem ser observados os utensílios suficientes para o desempenho da actividade de produção do vinho.

 

odeceixe-fonte

 

Alguns metros à frente encontrará uma bifurcação. Se seguir em frente e alguns metros mais adiante virar à esquerda, chegará ao ponto de partida deste percurso, o Largo 1º de Maio.

No entanto, se pretender realizar umas compras, opte pela rua à sua direita, que o encaminhará ao Largo do Povo, onde se localizam, entre outros, o Mercado, a Junta de Freguesia e um banco.

 

 

Download attachments:
You are here: HomeBlogAlgarvePercurso Cultural da Vila de Odeceixe
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top