English Dutch French German Portuguese Spanish
Menu

Jornal de um activista: Características de Algumns "Activistas"

O motivo pelo qual muitos movimentos activistas não singram deve-se na maioria das vezes ao facto que alguns dos individuos envolvidos, não estão, nunca estiveram nem vão estar focados na causa a que dizem pertencer.

 

Como tal deixo aqui alguns exemplos do que normalmente acontece

 

1- Os Sofátivistas

As pessoas que permanecem confortávelmente nas suas casas e na segurança de quem não se expõe, são sempre as mais criticas em relação ao trabalho ou decisões tomadas por quem activamente luta por uma qualquer causa. Todos fariam sempre melhor, mais rápido e obteriam mais resultados apartir do recato dos seus lares. Esperam sempre que os que realmente trabalham, lutam e se sacrificam, sigam as suas doutas instruções dada a sua iluminada capacidade adquirida através da indolência.

2- Os Santos

Espera-se sempre que os activistas tenham uma fonte inesgotável de dinheiro, que gastarão alegremente em prol de uma causa que é de todos, mas para a qual poucos contribuem e raros abraçam com real capacidade e abnegação. Aguarda-se sempre que a luta continue e que os loucos que nela participam, o façam sem recursos, com sacrificios familiares, financeiros e até sociais. Caso por algum motivo tentem angariar fundos de forma a fazerem face às legitimas despesas gerais, como gastos com transportes, suportes de informação e outras, serão imediatamente apelidados de oportunistas e sempre por aqueles quem nem um cêntimo ou energia tenham dispendido em prol da causa.

3- As Agendas

Sempre que apareça uma causa aparecem as "agendas" e a oportunidade que alguns vêem em fazer veicular uma mensagem paralela ao objectivo a que dizem propôr-se atingir. Subitamente os politicos mais ou menos importantes, os necessitados de protagonismo, os sofátivistas, e outros com outros propósitos, tentarão fazer induzir a estratégia a favor das suas necessidades pessoais. Normalmente criticam tudo internamente e externamente, não apresentam soluções e quando contrariados tornam-se dissidentes e o seu propósito passa a ser destruir a credibilidade dos envolvidos.

4- Os Rebocados

De entre aqueles que parece que fazem alguma coisa em prol de uma qualquer causa existem sempre os que vão a reboque. Estão sempre presentes, mas não falam, não participam, não assumem tarefas, não têm uma posição, nem opinião pública sobre nada.
Muitos dos grupos formados e das reuniões existentes são compostas por rebocados, que ao minimo sinal de aperto ou pressão desbandam como se nunca tivessem existido.

5- Os Infantis

Talvez pela oportunidade de conhecer pessoas ou sentir que se pertence a algo, muitas pessoas aderem a movimentos julgando que assim se recuperam as brincadeiras das infâncias perdidas. Confundindo activismo adulto, frontal, e honesto nas relações com uma terapia de grupo, assim fragilizam qualquer movimento com os seus queixumes, sensibilidades exacerbadas e noções juvenis de coragem.

 

Estas são para mim as principais características existentes nos grupos condenados ao fracasso. Enuncio-as não porque as reconheça no meu actual grupo de trabalho, que felizmente é composto pelo oposto do que aqui refiro, mas para que outros possam estar de sobreaviso e atentos a estes sinais.

 

 

Autor: Luis Rocha (FALA - Forum do Ambiente do Litoral Alentejano), ou visite o blog do Luis aqui

Nota (Laurinda - ASMAA): Concordo totalmente com as palavras do Luis, e como ele também dou graças á nossa equipa actual. Felizmente também é composta pelo oposto dos atributos a activistas neste artigo. Mas tenho que reconhecer, que cada tipo deste género de activistas já passou pelas nossas bandas e que são um risco que todos que estão ou querem estar envolvidos em ações de activismo sério vão encontrar no percurso deles.

 

 

 

You are here: HomeBlogGeneralJornal de um activista: Características de Algumns "Activistas"
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top