English Dutch French German Portuguese Spanish
Menu

6 Novembro 2016 - PONTES PELO CLIMA

PONTES PELO CLIMA, é uma ação ibérica contra a prospeção e exploração de gás e petróleo, um primeiro encontro que simboliza a união dos povos e dos cidadãos de diferentes nacionalidades na defesa do planeta e que deve supor um impulso para a 22ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - COP22.

A 06 de novembro, às 11h de Portugal -12h de Espanha, vamos constituir uma Assembleia Popular e dar uma Roda de Imprensa na margem do rio Guadiana (parte espanhola) e vamos percorrer simbolicamente o passeio pedonal da Ponte Internacional sobre o Guadiana. Vamos partilhar um grande piquenique e celebrar a convivialidade, o ambiente e a troca cultural.

 

AGENDA

10h PT/11h ES – Alfandega Portuguesa do lado direito na A22 (antes da ponte) ponto de encontro de todos os movimentos portugueses. Aguardamos até que cheguem todos, por favor ninguém atravessa a ponte sozinho;

10.30h PT/11.30h ES – Caravana portuguesa - passagem de todos os carros portugueses para Espanha sobre a ponte com bandeiras erguidas fora das janelas. Travessia a fazer-se a 30km/h;

10.45h PT/11.45h ES – parqueamento debaixo da ponte do lado Espanhol;

11h PT/12h ES – Marcha Ibérica - Marcha com bandeiras desde o parque até à ponte;

12h PT/13h ES – Pic-nic Ibérico – Os colegas espanhois vão nos presentear com uma Paella. Do nosso lado vamos surpreendê-los com boas iguarias portuguesas, sim?

 

Logística para pic-nic, tragam o que tiverem:

  1. - sacos de lixo;
  2. - mesas desdobráveis;
  3. - toalhas de mesa;
  4. - pratos/copos/talheres (de preferência sem serem de plástico);
  5. - guardanapos;
  6. - detergente (ecológico);
  7. - garrafões de água potável;
  8. - cadeiras para quem quiser, mas o espírito é fazer-se almoço volante;
  9. - e as tais iguarias portuguesas para partilhar com todos!!

 

00-algarve-oil-exploration-enmc-dgrm-galp-livre-petroleo

 

0lkj000-GALPGATE-asmaa-oil-gas-exploration-petroleo-gas-algarve-livre galp-eni-repsol-partex portugal-costa-vicentina-algarve

 

0lkj0000-GALPGATE-asmaa-oil-gas-exploration-petroleo-gas-algarve-livre galp-eni-repsol-partex portugal-costa-vicentina-algarve

 

 0GFDb-asmaa-oil-gas-exploration-petroleo-gas-algarve-livre galp-eni-repsol-partex portugal-costa-vicentina-algarve

 

 

 

Manifesto "PONTES PELO CLIMA"

A 06 de novembro, às 11h de Portugal -12h de Espanha, sobre o passeio pedonal da Ponte Internacional sobre o Guadiana, entre Ayamonte e Vila Real de Santo Antonio.

 

A era da energia fóssil chegou ao fim; não podemos falar sequer sobre uma transição para as energias renováveis; não há mais tempo para salvar o planeta de um aquecimento sem retorno.

 

Chegou a hora de os povos e os seus representantes apostarem de verdade nas energias limpas e renováveis, longe do carvão, gás e petróleo, apresentando alternativas à energia fóssil e aos interesses espúrios daqueles que os defendem. O nosso planeta não suporta mais emissões de gases de estufa para a atmosfera, mais perfurações ou sondagens, mais extrações, mais contaminação das águas subterrâneas nem mais fracking. Não suporta mais erros de uma indústria extractiva que arruína inexoravelmente o nosso planeta, o nosso presente, o nosso futuro e o das próximas gerações.

 

Os nossos representantes, os governos de Portugal e Espanha estão a legislar defendendo os interesses das multinacionais fósseis, sobrepondo-os aos interesses gerais dos cidadãos e contra o nosso planeta.

 

Já existe tecnologia suficiente para que os governos apostem, em paralelo com a eficiência energética, numa nova energia descarbonizada, sem mais dilação de tempo para começar a trabalhar e legislar a favor desta e das futuras gerações. PONTES PELO CLIMA, é uma ação ibérica contra a prospeção e exploração de gás e petróleo, um primeiro encontro que simboliza a união dos povos e dos cidadãos de diferentes nacionalidades na defesa do planeta e que deve supor um impulso para a 22ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - COP22.

 

Por isso, encorajamos o resto dos cidadãos do planeta a se nas pontes que ligam os povos, dando as mãos, para assim simbolizar a defesa dos habitantes do nosso planeta.

 

Por isso, porque DEVEMOS DEFENDER O NOSSO PLANETA, os coletivos sociais e as pessoas abaixo assinadas afirmam:

 

JUNTÁMO-NOS NUMA SÓ VOZ. DECLARANDO E EXIGINDO:

  1. Que os nossos governantes, de Portugal e de Espanha, legislem a favor duma energia descarbonizada, da eficiência energética, das energias renováveis e abandonem o uso das energias fósseis.
  2. Que a defesa da Energia Renovável seja dirigida para um modelo energético descentralizado, livre de oligopólios económicos, onde o acesso à mesma seja democrático e social.
  3. (POR) Que parem de imediato os projectos de prospecção e exploração de gás e petróleo, bem como o fracking que potencialmente as empresas Portfuel e Australis irão realizar nas terras portuguesas. E também as empresas Repsol, Partex, Galp, ENI e KOSMOS, que possuem concessões no mar ao largo de toda a costa portuguesa (desde o Porto até ao Algarve).
  4. (ESP) Que parem de imediato os projectos de exploração e injeção de gás, petróleo e fracking das empresas que trabalham na Espanha e muito especialmente as do GÁS Natural-Fenosa e REPSOL que trabalham em Doñana e suas costas.

 

 Mais info aqui: http://mesadelaria.es/huelva/?p=2917&utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+mesadelaria+

 

 

Download attachments:
You are here: HomeOil and GasEvents - EventosEvents6 Novembro 2016 - PONTES PELO CLIMA
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top