English Dutch French German Portuguese Spanish
Menu

Junho e Julho de 2016: Bicicletada Contra o FRACKING E não convencionais!

Decidimos criar uma Bicicletada para alertar para as explorações de gás e petróleo em Portugal. Vamos rolar e passar nas localidades onde existiram, existem ou podem vir a existir interesse para as petrolíferas, desde os poços/furos, infraestruturas de apoio  e locais futuros para trabalhos de prospecção/estudos para extracção de gás ou petróleo, ao longo da costa, que está em perigo de Norte a Sul ao ser invadida pelas empresa petrolíferas.

Queremos falar com a população local, com indivíduos e grupos com projectos alternativos de agricultura, organização social, “educação”, energias livres, projectos activos contra a exploração animal, Cicloficinas e grupos de ciclismo.

Escolhemos a bicicleta, primeiro porque sem ser a pé, é a melhor maneira de viajar, depois para chamar  atenção do ritmo a que vivemos, e principalmente mostrar que não é necessário grandes investimentos para se resistir, unir e partilhar ideias, acções para parar o que nos afecta, desde que exista apoio mutuo entre diferentes ideias, indivíduos ou grupos.

A Viagem terá inicio em Viana do Castelo e acabará em Vila Real de Santo António, serão mais de 1200 km, onde vamos parar em cerca de 50 localidades, para informar, esclarecer e deixar a semente para a criação de grupos locais contra os trabalhos e lobbing das petrolíferas.

Vamos divulgar um Mapa onde poderás acompanhar o desenvolvimento da organização da viagem, participar, convidar-nos a visitar o teu projecto, a tua casa, ouvir a tua ideia, partilhar conhecimentos.

Estamos a preparar um blog (em actualização) com informação mais detalhada, flyers, T-shirt’s, stikers, videos, power point’s, que vamos disponibilizando consonante os vamos ter preparados

Na Organização, está também o Fracking Não, e vários pessoas por si: Temos tido o apoio e colaboração de várias grupos e de muitas pessoas.

Vamos tentar acrescentar nova informação em breve…

És livre de participar, apoiar, criar

Quem somos?

Somos um grupo de jovens que queremos debater o facto de que parece que a maioria entende o valor do petróleo, madeira, minerais, e da habitação, mas nem todos percebemos o valor da beleza crua, da vida selvagem.

Há centenas de anos que povos indígenas levantam-se para se defenderem, defenderem a natureza. Nós decidimos realizar esta viagem para defendermos-nos, defender os Oceanos, aquíferos e os solos contra a exploração de energias fosseis, que destroem tudo à sua passagem deixando paisagens de deserto e praias negras de morte. Vamos rolar para difundir informação, debater ideias, unir lutas, criar mais informação coletiva, criar redes!

Aonde vai haver Fracking?

No Bombarral, Cadaval, Alenquer, Alcobaça, Alzejur, Tavira e Serra da Ossa e Extremoz encontram-se reservas de gás de xisto, que só são extraíveis através da técnica da Perfuração Horizontal de Fracturação Hidráulica, conhecido internacionalmente como Fracking.

Porque estamos a fazer esta "Bicicletada"?

Queremos partilhar e aprender todo o conhecimento “indígena” das populações por onde passarmos. Conhecer as energias respeitadoras dos animais, plantas, rios e ecossistemas (onde nos incluímos como espécie). Recolher o conhecimento, as energias e depois divulgar, unir, criar.

Um convite para participares

Apelamos aos nossos colegas rebeldes de todo o mundo que se unam contra o fracking, um dos vários atentados do capitalismo. Destruir tudo, ficar com os lucros. Vamos resistir a este Ecocídio, que intrinsecamente provoca genocídios!

Etapa 1: Junho (13 Jun Porto a 29 Jun Lisboa)

Etapa 2: Julho (15 Jul Alentejo e 30 Jul Algarve)

Mais informações aqui.

Clique aqui para o Facebook event page

Para o site do evento clique aqui

 

poster-frack-mist-fracking-algarve-portugal-oil-gas-exploration

 

You are here: HomeAnti Oil and Gas CampaignsNem Um FuroCommunity GroupsLocal EventsJunho e Julho de 2016: Bicicletada Contra o FRACKING E não convencionais!
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top