English Dutch French German Portuguese Spanish
Menu

Tavira 13 Fev 2016: Sessao de Fotografia #rasgaocontrato e 2º Ciclo de Cinema Documental

Sábado apartir das 17h30 vamos ter uma SESSÃO DE FOTOGRAFIA #rasgaocontrato !!!!! organisado pelo Grupo Tavira em Transição ... Venham cedo.

Venue: Clube de Tavira

Time: 5h30 pm

Date: 13 Fevereiro

Pagina do Evento no Facebook

Tavira in Transition no Facebook

 

Sessao de Fotografia #RasgaoContrato

Ja tens o teu selfie? Nao? Entao vamos la criar o teu ...

0-nem-um-furo-oil-gas-algarve-enmc-partex-repsol-petroleo

7-nem-um-furo-oil-gas-algarve-enmc-partex-repsol-petroleo

 

Sobre o 2º Ciclo de Cinema Documental sobre Transição Eco-Social

A plataforma de voluntariado Tavira em Transição está mais uma vez a promover uma iniciativa de cidadania e empoderamento comunitário em Tavira.

Como muitos sabem há uma imensa ameaça ambiental a Tavira, Algarve, Portugal ...

 O Petroleo

Por todo o Planeta Terra, pequenas biosferas e territórios,a biodiversidade e os ecossistemas, que são o nosso suporte de vida, sofrem danos irreversíveis podendo mesmo desaparecer devido à poluição e à exploração excessiva estimulada pelas politicas de corporativismo retrógrado.

 Vivemos numa sociedade que precisa mudar, reinventar-se.

 O Planeta precisa ser "descarbonizado" urgentemente, mas o lobby corporativo impede a transição eco-social que é necessária implementar. Controla os governos, ignora impunemente a democracia, não consulta as populações, não se importa com a preservação do ambiente, não respeita a importância maior das realidades sociais, culturais, e económicas locais.

Em Tavira, como em imensas localidades, temos o imenso problema de quererem manter os contratos, assinados entre o poder central e as empresas petrolíferas, que garantem a exploração de hidrocarbonetos neste local durante 40 anos. Por todos os motivos estes contractos devem ser travados já. Este é o maior problema que esta comunidade de Tavira teve alguma vez que enfrentar. Temos que nos unir pela preservação deste local, por muitas e muitas gerações.

 

O CETA, TISA e TTIP

Na Europa o poder económico-financeiro pretende fortalecer-se através da implementação dos tratados de livre comércio e investimento – CETA,TISA ,TTIP.

A ratificação do CETA pelo Parlamento Europeu está prevista para Abril pretendendo-se impedir a sua apreciação nos parlamentos nacionais. Estes tratados querem legalizar a supremacia dos interesses económico-financeiros face aos interesses das pessoas e do planeta.

Desregulamentam o mercado para permitir a livre circulação de produtos e serviços acabando com o principio da precaução através do qual o consumidor é protegido na Europa. Propõem o ISDS para resolver os conflitos entre as empresas e o estado sendo que estas podem recorrer a tribunais arbitrais sem que o estado possa fazer o mesmo no caso das empresas lesarem os recursos naturais.

As empresas podem exigir pesadas indemnizações sempre que se sentirem lesadas por medidas politicas que podem ser, por exemplo, a subida do ordenado mínimo ou legislação que limite a poluição do solo. Se não houver dinheiro para pagar as somas exigidas os governos ficaram impossibilitados de regular a actividade das empresas, pois deixam de ter acesso a outros instrumentos legais.

 

As Estufas

A descaracterização da Paisagem Mediterrânica de Tavira, através da implementação desmesurada de estufas, que entre outras coisas levam à destruição da nossa flora autóctone, de árvores milenares e esterilizam os solos. Um problema gravíssimo que deve ser travado.

 

O que é que nós, como população, podemos fazer?

Através de princípios cívicos e pacifistas, podemos sensibilizar todas as pessoas, juntarmo-nos, usar todos os nossos talentos e habilidades, criar muitas estratégias passo a passo, como esta do 2º Ciclo de Cinema, divulgar , criar e assinar de petições, fazer concentrações, implementar a Transição e o respeito pela natureza nos nossos hábitos e vida, seja através da redução do consumo, na mudança para as energias renováveis, no empoderamento da produção e comercio local, etc.

Há que requerer legislação adequada que proteja esta terra. Juntos somos muito fortes e resilientes por isso convidamos todos a juntarem-se e integrarem progressivamente a mudança que urge fazer acontecer.

Os temas abordados serão - consumo; fracking; empoderamento das comunidades; transição e energias limpas; agricultura sustentável e preservação do património natural. Consultem o cartaz na pagina do evento no Facebook.

Contamos com todos,

Humildemente,

Os voluntários da Tavira em Transição

You are here: HomeOil and GasNem Um FuroCommunity GroupsLocal EventsTavira 13 Fev 2016: Sessao de Fotografia #rasgaocontrato e 2º Ciclo de Cinema Documental
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top