English Dutch French German Portuguese Spanish

Relatório do Grupo de Trabalho - Lítio

Os unicos membros que fizeram parte deste Grupo de Trabalho foram Cristina Lourenço (DGEG) Machado Leite (LNEG), Mário Guedes (EDM), Francelina Pinto (ANIET), Luís Martins (Assimagra), o que nos surprende é a ausência de representantes da sociedade civil neste grupo de trabalho.

Esta falha, imediatamente faz-nos perguntar porquê a ausência de representativos de todos os "stakeholders" que serão afetados.

 

Extracto do relatório

O presente Resumo Executivo condensa de forma sucinta o resultado do GT, respondendo à missão superiormente definida pelos seguintes termos de referência:

 

  1. Identificar e caracterizar as ocorrências dos depósitos de minerais de lítio e as atividades económicas de revelação e de aproveitamento a ele associadas.

  2. Estabelecer uma hierarquia de prioridades e tendências de utilização industrial desse recurso, procurando a maximização do benefício económico;

  3. Definir um programa de valorização dos minerais de lítio existentes em Portugal, suportado pelo levantamento do “estado da arte” do conhecimento existente no país sobre a viabilidade técnica do processamento e metalurgia para a valorização dos minérios nacionais com vista á produção de compostos de Li;

  4. Propor medidas que fundamentem a criação de unidade de processamento e beneficiação específica para estes minerais.

 

 

O Mercado do Lítio e dos seus compostos abrange aplicação num amplo e diversificado espectro de indústrias, incluindo a cerâmica e o vidro, os lubrificantes industriais, aplicações médicas, baterias, siderurgia de alumínio, entre muito outros, contribuindo para a produção de uma ampla gama de bens transacionáveis. A unidade de medida mais comum, quando se refere ao mercado de lítio, é o "Carbonato de Lítio Equivalente" ou "LCE" (“Lithium Carbonate Equivalent”).

O carbonato de lítio (Li2CO3) é o produto mais comum nas transações do mercado deste metal do lítio, tendo atingido em 2015 aproximadamente 90kt de LCE, que corresponde a cerca de 50% do volume do mercado global. O segundo produto de lítio mais comercializado é o hidróxido de lítio (LiOH), com uma cota de 20%, seguido dos concentrados de minerais de lítio normalmente usados na indústria cerâmica e do vidro, com volumes de vendas que representam os 14%. Os restantes produtos representam mais ou menos 13% do mercado (Deutsche Bank, 2016).

Um Quadro Legal e Regulamentar que seja justo, transparente, claro e previsível é um fator determinante para as decisões de investimento e respetivo contributo para o desenvolvimento económico, situação com importância acrescida no caso das atividades de revelação e aproveitamento de recursos geológicos.

 

Click aqui para fazer o "Download" do relatório

 

 

You are here: Home
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top