English Dutch French German Portuguese Spanish
Menu

Governo, com a febre do Lítio, pôs Portugal à venda

Para além das preocupações já anteriormente referidas, com a prospecção e exploração de Lítio na área de Fojo ( Melgaço, Monção e Arcos de Valdevez), estou muito alarmada com a Serra D’Arga.

 Comunicado

Governo, com a febre do Lítio, pôs Portugal à venda , literalmente. Serra D’Arga, é a zona que se segue

Para além das preocupações já anteriormente referidas, com a prospecção e exploração de Lítio na área de Fojo ( Melgaço, Monção e Arcos de Valdevez), estou muito alarmada com a Serra D’Arga.

 

A DGEC ( Direção Geral da Energia e Geologia) procedeu ao mapeamento das áreas com mais ocorrência de mineralização de Lítio, correspondente aos pedidos e contratos tendo como referência a informação geológica disponibilizada. Identificou 11 áreas, nas quais está incluída a Serra D’Arga, as quais não precisarão de prospecção e passarão diretamente para exploração.

 

 

Aliás, a deliberação do Conselho de Ministros, de janeiro de 2018, refere que o Governo está a preparar um plano para a extração do Lítio nos 11 campos referenciados, onde surge, como já anteriormente referi, logo à cabeça a Serra D’Arga.

 

 

Com estas preocupações questionei o Ministro das Infraestruturas e da habitação, Pedro Nuno Santos (e uma vez que tinha sido o porta voz do Governo sobre o tema no passado Fim de Semana em Melgaço) sobre:

 

- Como fazem isto sem ouvir a população?
- (vocês decidiram isto em 2018) O Município de Caminha foi ouvido sobre esta matéria?
- Têm noção do crime ambiental (porque vão esburacar sem dó nem piedade) que vão fazer numa Serra lindíssima, com história, paisagens e cultura únicas?

 

O Ministro respondeu que ainda nao havia decisão, mas que as pessoas têm que ponderar bem porque não se podem desperdiçar recursos.

 

OU SEJA, se não nos impusermos eles vão mesmo avançar e esburacar a Serra D'Arga.

 

You are here: HomeMiningLithium MiningLithium PTGoverno, com a febre do Lítio, pôs Portugal à venda
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top