English Dutch French German Portuguese Spanish
Menu

Lítio: PDA / EIA - Mina do Barroso e Covas do Barroso/Boticas

Em Maio de 2018, a  joint venture entre a Savannah Resources e a Slipstream Resources Investments fez uma proposta de definição do âmbito - EIA para a ampliação da Mina do Barroso - DORNELAS E COVAS DO BARROSO / BOTICAS. Pode fazer o "Download" do documento no final deste artigo.

INTRODUÇÃO

ÂMBITO

O presente documento constitui a Proposta de Definição do Âmbito (PDA) do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da ampliação da Mina do Barroso, concelho de Boticas, em fase de projeto de execução, da SLIPSTREAM RESOURCES PORTUGAL, LDA. A área de concessão de exploração de depósitos minerais de quartzo, feldspato e lítio (Li) possui cerca 680 ha e a Mina do Barroso contempla atualmente nove cortas de exploração, com um total de cerca de 88,36 ha.

A SLIPSTREAM RESOURCES PORTUGAL, LDA. pretende proceder à alteração e ampliação da área de exploração para, aproximadamente, um total de 120 a 140 ha e à instalação de Estabelecimento Industrial de tratamento do minério da Mina do Barroso, para quartzo, feldspato e lítio, nos termos da Lei n.º 54/2015, de 22 de junho, e do Decreto-Lei n.º 88/90, de 16 de março1.

A SLIPSTREAM RESOURCES PORTUGAL, LDA. resulta de uma joint venture entre a Savannah Resources e a Slipstream Resources Investments, formada para explorar e desenvolver o potencial do projeto de lítio da Mina do Barroso.

Nos termos do artigo 1º do Decreto-Lei n.º 151-B/2013, de 31 de outubro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 152-B/2017, de 11 de dezembro, os projetos que sejam considerados suscetíveis de provocar incidências significativas no ambiente, têm que ser sujeitos a um procedimento prévio de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), como formalidade essencial para a sua aprovação/licenciamento.

Associado ao projeto mineiro será ainda instalado o sistema de tratamento do minério (lavaria), o aterro de resíduos resultantes da atividade mineira e o aterro de resíduos do estabelecimento industrial, bem como as instalações sociais e de apoio.

... /

Pode ler o resto do documento de EIA feito pelo Visa Consultores. Link para o documento.

You are here: HomeMiningLithium MiningLithium PTLítio: PDA / EIA - Mina do Barroso e Covas do Barroso/Boticas
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top