English Dutch French German Portuguese Spanish
Menu

Alerta a Portugal: Há mais países europeus a disputar a proposta nova fábrica da Tesla

Depois de o executivo do governo português ter manifestado interesse em receber a fábrica da Tesla em Portugal, a Holanda, Espanha e França tambem entraram em concurso para que a 'Gigafábrica' da Tesla vá para os países deles.

Portanto há um concurso aberto para atrair este investimento nesta altura por vários países da Europa. Depois do governo de António Costa ter entrado em conversações no sentido de receber a fábrica da empresa norte-americana em Portugal, sabe-se agora que o governo holandês tambem está interessado em somar outra fábrica da Tesla, porque a cidade de Tilburgo integra já uma fábrica de montagem da multinacional norte-americana.

 

Nas palavras do ministro da Economia do país, o seu executivo vai “certamente esforçar-se para trazer a fábrica para os Países Baixos”, pode ler-se numa carta dirigida ao Parlamento. No mesmo documento, o membro do governo holandês deixou claro que o investimento “irá reforçar o sector automóvel na província do Brabante e noutras regiões dos Países Baixos”, de acordo com informação do site noticioso NU, no final do mês passado.

 

Além dos Países Baixos, a Xunta da Galiza já tinha mostrado intenções de receber a fábrica, depois de, em junho, ter assumido que está atenta ao investimento. A cidade de Paterna, nas proximidades de Valência, lançou em Junho deste ano uma campanha para atrair a fábrica à região, contando com o apoio do Executivo da Comunidade Valenciana. De forma a alicerçar as a probabilidade de conseguir o investimento, a Xunta da Galiza recordou que a região conta também com uma fábrica da Ford e que existe um porto mediterrâneo naquela zona.

 

Em França, Ségolène Royal, ministra da Energia, aludiu à fixação da nova fábrica da Tesla numa antiga central nuclear em Alsácia. Segundo informação do site Electrek, o executivo francês tinha planeado uma reunião com a empresa norte-americana.

 

Em Portugal, várias autarquias portuguesas mostraram interesse em receber a fábrica da Tesla, entre as quais Palmela, Mangualde e Torres Vedras.

 

 

PS: Select Portugal for Tesla’s New GigaFactory: Open Letter to Elon Musk

I am inviting you to co-sign my letter which I intend sending to him early in the new year.

If we can convince Elon Musk to locate his new Tesla Giga Factory in Portugal, it will greatly assist all of us in our fight against oil and gas drilling. Currently we are competing with Spain (they already have a petition with over 25,000 signatures), I am of the opinion that we can do better than that. We are also competing with not only Spain, but also with France, Holland and some Eastern Block countries.

Join me if you agree to the letter by co-signing your name in the petition. CLICK HERE TO CO-SIGN THE LETTER

 

Photo credit: Tesla (with modification)

You are here: HomeNewsNoticiasAlerta a Portugal: Há mais países europeus a disputar a proposta nova fábrica da Tesla
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top