English Dutch French German Portuguese Spanish
Menu

Alerta Vermelho - Furo em Aljezur: O Saipem 12000 está em movimento

Há momentos em que desejamos estar errados nas nossas previsões. Mas mais uma vez, todas as indicações são de que atingimos o prego na cabeça.

 

Como todos sabem, nós alertamos que havia um sério risco de que o Saipem 12000 pudesse entrar em águas portuguesas no fim de semana passado, pois o trabalho de perfuração que estavam a fazer em Marrocos seria finalizado no final de abril de 2018.

Advertimos que esperávamos que o navio se deslocasse a qualquer momento depois dos trabalhos serem completados na costa marroquina ... inclusive dissemos em Milfontes na semana passada, durante um breve debate, que havia a possibilidade de que o navio pudesse de fato deixar a zona do furo por volta do primeiro fim de semana de maio.

 

E como tinhamos previsto, estávamos correctos!

 

O Saipem 12000 ainda NÃO está a caminho das águas portuguesas, mas está posicionado num lugar muito próximo. Está neste momento a caminho do porto de Las Palmas, situado nas Ilhas Canárias. Significa que ainda está a poucos dias do litoral alentejano.

O Saipem deixou a costa Marrocina ontem à tarde, e é esperado no porto de Las Palmas no dia 8 de maio de 2018.

Devemos lembrar que, antes de o Saipem ir para o mar de Marrocos, esteve ancorado em Las Palmas por um curto período (quando eles foram forçados a abandonar a perfuração de Chipre). Portanto, parece que Las Palmas é uma área de ancoragem para navios como o Saipem 12000 e outros.

 

As duas embarcações de apoio ao Saipem 12000, sendo o Vos Purpose e o Vos Prime, estão ancoradas em Tanger neste momento. Que ainda é muito mais perto do Porto de Sines.

 

De acordo com fontes oficiais, o Saipem 12000, uma vez que tenha a aprovação final para a perfuração, irá directamente para o local de perfuração (Santola 1X), enquanto os dois navios de apoio viajarão entre o Porto de Sines e o navio de perfuração.

 

O jogo de xadrez ENI / Galp - estão eles neste momento a jogar um "jogo de espera"?

 

Parece que a ENI / Galp pode saber já mais do que todos nós. Afinal, não podemos esquecer que a Agência Portuguesa do Ambiente tem até o dia 18 de maio de 2018 para dar a sua opinião sobre se um AIA (Avaliação de Impacto Ambiental) deve ou não ser um requisito.

 

Analisando o desempenho da agência ambiental quando confrontada com várias situações ambientais e os seus riscos, não devemos ficar surpreendidos se mais uma vez, eles vão desprezar o ambiente, a saúde pública e todos os outros riscos inerentes associados à perfuração do furo na Bacia do Alentejo. Afinal, eles são bem conhecidos por irem contra a opinião pública. Não deve ser uma surpresa se eles forem fiéis à norma.

 

 O que resta?

Acho que o tempo está se aproximando para a ASMAA apresentar a nossa primeira providência cautelar. Tendo em conta que é a nossa intenção usar todos os recursos legais à nossa disposição para impedir a perfuração da Saipem 12000. Mas precisamos do seu apoio ... por favor, faça um DONATIVO para nos ajudar a pagar os custos enormes destes vários processos jurídicos em que estamos envolvidos.

 

 Via PayPal (incl. credit card payments) : This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. or click on the Paypal link below

 

DONATE ONLINE


 

 Via Bank Transfer (EFT) - BANK: SANTANDER TOTTA (LAGOS ALGARVE)
ASMAA Algarve Surf and Marine Activities Association
IBAN: PT50 0018 0008 02686698020 51

 

 Nota: Este artigo ainda não foi editado. É uma tradução do artigo original em inglês. Pedimos já desculpas se ouver erros.

 

You are here: HomeNewsNoticiasAlerta Vermelho - Furo em Aljezur: O Saipem 12000 está em movimento
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top