English Dutch French German Portuguese Spanish

Carta Aberta aos Portugueses - Diz Não a Exploração de Petróleo e Gás em Portugal

A exploração de petróleo e gás que abrange a costa Portuguesa do norte a sul do País, é uma actividade altamente lesiva das condições de vida e do Ambiente para Portugal.

Esta actividade vai resultar em repercussões por todo o País e é uma ameaça séria ao turismo que maioritariamente se pratica – ou seja o turismo de praia, sol e mar, o turismo de natureza e o turismo náutico.

Numa altura em que por todo o mundo, existe já energias alternativas para substituir os combustíveis fosseis, os quais são responsáveis por uma parte significativa do aquecimento global e pela destruição de habitats ecologicamente sensíveis e economicamente fundamentais para a população humana, a intenção de procurar novos lugares de extracção é na nossa opinião um acto de desespero por parte das grandes empresas petrolíferas que sentem estar próximo o fim risonho das suas colossais fontes de rendimento.

 

Não é a primeira vez que os portugueses são chamados a mobilizarem-se contra ameaças sérias às suas condições de vida.


Com a energia nuclear dita pacífica aconteceu algo semelhante, ela era oferecida como a única salvação para os problemas energéticos mundiais e nós teríamos que alinhar com esse “progresso”; em todos os continentes foram-se construindo centrais nucleares envolvendo investimentos de milhões e milhões de dólares, mas também em todos os continentes se foram produzindo acidentes catastróficos, muitos deles abafados do conhecimento público, que causaram e continuarão a causar mortes e perda de qualidade ambiental.

Portugal teve a possibilidade , através da mobilização da população, de resistir à construção da central nuclear e agora teremos de novo de levantar a população, para já do Algarve e do Alentejo, mas a prazo de todo o País, contra esta ameaça de atentado ambiental às nossas condições de vida.

Além de todas as demais razões de bom senso e de visão a médio e longo prazo da nossa economia e da nossa qualidade de vida, não se pode ignorar que no litoral algarvio e pelo litoral oeste do País, existem falhas tectónicas geradoras dos maiores sismos que se abatem ciclicamente sobre Portugal.

 

Explorar combustíveis fósseis com esse risco iminente é um autêntico suicídio colectivo e a promessa da destruição das nossas praias, o mar, e as nossas terras com toda a actividade económica a eles associada.

Não se pode ter tudo:

  1. ou temos uma economia assente numa exploração de combustíveis fosseis que a todo o momento pode descambar em catástrofes ambientais e que vai beneficiar sobretudo os magnates da industria petrolífera, ou
  2. temos uma economia sustentável que garanta a perenidade do uso dos nossos recursos e a manutenção de uma boa qualidade de vida.

A escolha cabe aos portugueses mobilizarem-se para defenderem, mais uma vez, o seu País.

Contamos consigo.

 

 

Source original: http://palp.pt
Texto modificado pela equipa da ASMAA

 

 

Comments   

 
+4 # Ricardo Gonçalves 2015-10-21 11:13
AGORA NÓS VAMOS FAZER MARCHA ATRÁS!
O TURISMO É A MAIOR FONTE DE RECEITAS QUE TEMOS!
O TURISMO É DOS SECTORES QUE MAIS EQUILIBRA A NOSSA BALANÇA COMERCIAL!
O NOSSO MAR É UM BEM ESTRATÉGICO, DE TODOS OS PORTUGUESES!
A GRANDEZA DO NOSSO MAR É TAMBÉM UMA GRANDE RESPONSABILIDAD E, NACIONAL E PLANETÁRIA!

https://www.facebook.com/rgg1970/posts/10203514010490146?pnref=story
Reply | Reply with quote | Quote
 
You are here: HomeNewsNoticiasCarta Aberta aos Portugueses - Diz Não a Exploração de Petróleo e Gás em Portugal
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top