English Dutch French German Portuguese Spanish
Menu

Presidente da Repsol anuncia início da prospeção de gás no Algarve no próximo ano

Por Sul Informação • 9 de Julho de 2014 - 15:51

O presidente da Repsol anunciou hoje que a multinacional espanhola vai iniciar a perfuração e prospeção de gás natural ao largo do Algarve no próximo ano.

«Há bons reservatórios de gás no Algarve, que estão próximos de uns que a companhia já está a explorar, e queremos que Portugal, se vier a ser descoberto gás, passe a dispor de reservas no Algarve», disse Antonio Brufau, após uma audiência em Belém com o Presidente da República Cavaco Silva.

O presidente da Repsol acrescentou: «Queremos avançar com a exploração no Algarve e temos parceiros adequados. Estamos com a Partex, mas queremos mais um parceiro local. No caso de existir gás no Algarve, teríamos de construir as infraestruturas e ter um gasoduto para Sines».

«Estamos muito satisfeitos com a forma como as operações estão a decorrer. Aliás, [também] em Espanha, um país que está numa fase de claro crescimento, estamos a ver isso em termos do negócio, a crise tornou-nos cada vez mais eficientes», salientou.

Antonio Brufau manteve esta quarta-feira uma audiência com o Presidente da República para lhe dar a conhecer os projetos da Repsol em Portugal, nomeadamente de exploração do gás ao largo do Algarve, de marketing e de desenvolvimento da área do negócio do GPL (gás de petróleo liquefeito).

O gestor revelou que «no complexo petroquímico de Sines, estamos a ganhar eficiência, a trabalhar com matérias-primas mais eficientes. Trabalhávamos com a nafta, estamos agora a utilizar o propano e temos projetos para usar o etano, que nos permitirá recuperar competitividade».

Brufau realçou que a Península Ibérica tem «as melhores infraestruturas de gás e eletricidade da Europa, com sete unidades fabris [produtoras de gás] de um total de 11, que são sete portas para o mundo», defendendo que a Europa «não deve depender, quase que em exclusivo, do fornecimento de gás da Rússia».

Nesse sentido, salientou que, «na interligação do gás da Península Ibérica com a Europa, quem mais beneficia é a Europa, não é Espanha nem Portugal, porque já têm tudo, com os gasodutos que os unem à Argélia».

«Não ter em conta a Península Ibérica, quando há uma crise na Ucrânia e um único fornecedor, por mais seguro que seja, parece-me uma certa irresponsabilidade. A direção adequada passa por uma política energética comum na União Europeia», além do abastecimento através da Península Ibérica, concluiu o presidente da Repsol, nas suas declarações finais aos jornalistas.

Source: Link para o artigo original

Comments   

 
+1 # Amadeu 2016-01-25 11:15
Partex - O lado negro da Fundação Gulbenkian." Isto está Tudo ligado" como diria o outro. A estratégia já foi montada há muito e silenciosamente como é habitual nestas coisas. As torneiras financeiras e legais já foram acauteladas. Depois é só abrir ou fechar consoante a necessidade.Que m tinha que ser calado e comprado já o foi. Só depois vão para o terreno. Só nos resta a nós, as pessoas amantes desta terra, defendê-la. Vamos a isso !!
Reply | Reply with quote | Quote
 
 
+1 # Facebook Comment 2014-09-02 17:05
(continua)

E agora querem destruí-lo??

Começam a aparecer automóveis eléctricos, até já existem protótipos de alguns movidos a água salgada....

Já interesses obscuros permitiram que fossem plantados eucaliptos, que provocaram a destruição dos solos, aliás não vemos a Chanceler Merkell a autorizar o seu cultivo p.ex. na Floresta Negra....isso fica para os Países Periféricos com ratings de "Lixo".....

Para que os nossos filhos tenham Futuro, seria importante que os Portugueses acordassem.....
Reply | Reply with quote | Quote
 
 
+4 # Facebook Comment 2014-09-02 17:04
É bom que os Portugueses reflictam sobre os interesses de alguns, ao autorizarem prospecção de petróleo na Costa Algarvia.....

Certamente virão imensos iluminados afirmar, que até será um factor que acabará com a crise, que iremos ficar prósperos e que o preço da gasolina descerá para um décimo do que pagamos!! Era bom que nos unissemos contra este atentado ao Ambiente, numa altura em que muitos regressam do Algarve, pensem se gostariam que fosse das últimas vezes que usufruíram daquele Paraíso, aliás estão sempre a dizer que o turismo e o nosso mar são as nossas maiores riquezas....

(continua no proximo posto)
Reply | Reply with quote | Quote
 
You are here: HomeNewsNoticiasPresidente da Repsol anuncia início da prospeção de gás no Algarve no próximo ano
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top