English Dutch French German Portuguese Spanish
Menu

Santuário de Fátima concessionado para a exploração de Petróleo

Apelo URGENTE a todos os Católicos. Apelamos à ajuda de todos: O Santuário "Santuário de Nossa Senhora Fátima" está sob ameaça de Fracking (Exploração de Petróleo e Gás).

Foi com enorme sensação de incredulidade que, no decurso das investigações sobre os blocos de exploração de petróleo e gás concessionados a uma petrolifera australiana, a ASMAA, descobriu, que o bloco 7-44 da área de concessão 79, abrange um dos mais importantes santuários católicos do mundo - o Santuário de Fátima.

Na descrença, verificou por diversas vezes, uma e outra vez, as coordenadas do bloco, obtendo-se sempre o mesmo resultado - no ano da celebração do seu centenário, o Santuário de Fátima, está numa zona concessionada para a exploração de petróleo e gás.

 

02-australis-fatima-fracking-catholic-church-portugal

 

Este lugar sagrado integra a concessão atribuída à Australis Oil and Gas Portugal, em 30 de Setembro de 2015, apenas quatro dias antes das eleições legislativas. A empresa possui licença para explorar petróleo e gás e pode proceder à sua extracção usando a tecnologia controversa de fracturação hidráulica (também conhecido pelo termo Inglês fracking ). Pode ler mais aqui.

 

03-australis-fatima-fracking-catholic-church-portugal

 (Extract from contract indicating that hydraulic fracturing - Fracking is indeed expected)

 

Portugal é um país católico, com mais de 80% da população a considerar-se católica. O Santuário de Fátima desempenha um papel central na cultura e na fé portuguesas. O Santuário de Nossa Senhora de Fátima é um dos locais religiosos mais visitados do mundo. Com uma população de 12.000 habitantes, a cidade é visitada por mais de cinco milhões de turistas e peregrinos por ano.

 

Mas, agora, Fátima está sob séria ameaça de fracking.

 

No dia 21 de Dezembro, terá lugar uma manifestação em Lisboa, frente à Assembleia da República. Uma das petições da ASMAA que se opõem à perfuração offshore profunda será debatida e votada pelos deputados dos vários partidos políticos com assento no Parlamento.

A ASMAA convida-o/a usar este evento para juntar a sua voz a dezenas de milhares de apoiantes e exigir que o fracking seja banido em Portugal e que todos os contratos de petróleo e gás, onshore e offshore, assim como todas as áreas de concessão de petróleo e gás, sejam cancelados com efeito imediato.

 

Image6

 

 

Em 2011, a Ir. Mary Cunningham escreveu o seguinte sobre fracking que pode ler mais aqui. Num trecho lê-se:

 

"Enquanto os aspectos económicos, científicos, legais e médicos do fracking exigem uma investigação cuidadosa, como cristãos católicos mais atentos, somos levados a colocar as questões éticas levantadas pelo fracking. Abençoados com uma rica tradição de fé, estamos comprometidos com valores de partilha. Não podemos deixar de nos impressionar quando reflectimos sobre a maravilha e a diversidade de tudo o que Deus tem feito nos 13,7 bilhões anos de desenvolvimento da criação.

Qual a nossa responsabilidade na protecção e na entrega destes presentes às gerações futuras? O ensino social católico lembra-nos que "Cuide da terra". . . é uma exigência da nossa fé. Somos chamados a proteger as pessoas e o planeta, vivendo a nossa fé na relação com toda a criação de Deus. Este desafio ambiental tem dimensões morais e éticas fundamentais que não podem ser ignoradas".

Em todo o mundo, os Bispos "pedem aos membros da nossa Igreja que examinem os nossos estilos de vida, comportamentos e políticas, individual e institucionalmente - para ver como contribuímos para a destruição ou negligência do meio ambiente e como podemos ajudar na sua protecção e restauração ... ".

O Papa João Paulo II disse: "O respeito pela vida e a dignidade da pessoa humana se estende também ao resto da criação".

 

A ASMAA concorda totalmente com a Ir. Mary Cunningham, e convida-a/o a juntar-se a nós na nossa luta para proteger não só o Santuário de Fátima, mas tudo o que será afectado negativamente caso se concretize a perfuração para extracção de petróleo e de gás em Portugal.

 

Instamos-a/o a enviar um e-mail aos representantes do governo português a nível nacional e local. Como diz a Ir. Mary Cunningham: "O pior que podemos fazer é não agir, impotentes, sem esperança ou sem ideias. A nossa Constituição garante o direito humano ao ar puro e à água limpa. Não nos chama a nossa fé a agir por nós próprios e em prol da humanidade?".

 

Faça uma doação AGORA, ajudando a angariar as verbas necessárias para a luta contra a exploração de petróleo, incluindo o Fracking. A sua doação ajudará, ainda, a custear as ações judiciais em curso. Clique aqui para doar via Paypal ou transferência bancária.

 

 Para saber mais sobre Fátima, clique aqui.

 

Map showing the area under threat of Fracking in the Pombal and Batalha concessions

01-australis-fatima-fracking-catholic-church-portugal

 

Image17

 

 

You are here: HomeNewsNoticiasSantuário de Fátima concessionado para a exploração de Petróleo
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top