English Dutch French German Portuguese Spanish
Menu

Tesla já está registada em Portugal

A Tesla já se registou em Lisboa de acordo com uma noticia no Diário de Notícias de 6 de Dezembro 2016. A fabricante norte-americana de carros eléctricos Tesla registou a sua sede social em Portugal. A escolha recaiu sobre a Avenida da Liberdade, em Lisboa, seguindo-se à confirmação de que Ellon Musk está a analisar Portugal como hipótese para instalar uma nova fábrica.

 

A Tesla Portugal, Sociedade Unipessoal foi constituída a 22 de Novembro, contando com dois sócios gerentes: Marc Cerda o responsável da marca em Espanha e a Susan Repo, líder do departamento de serviços financeiros.

 

Dias antes, fonte do Ministério da Economia confirmou ao jornal Negócios que havia interacção com a Tesla no sentido de avaliar o possível investimento em Portugal, sendo fabricadas nestas instalações tanto automóveis como baterias de iões de lítio.

O Diário de Notícias concretiza que a Tesla Portugal tem sede na mesma morada da sociedade de advogados PBBR, que confirmou a informação. Já a companhia reforçou que está "à procura de talentos e de oportunidades. No entanto, não temos nada para anunciar neste momento".

 

Mas Portugal não está sozinho nesta fase de pré-avaliação. A marca norte-americana está a olhar para vários países europeus para instalar a sua "gigafábrica", como Espanha, França, Holanda e alguns países da Europa de Leste.

 

De acordo com informação desponivel em vários journais, a fabricante americana vai escolher, no próximo ano, o país europeu que receberá a futura ‘Gigafactory’ e os portugueses e espanhóis apressaram-se a apresentar propostas. O sol da Península Ibérica agrada aos investidores.

 

As mesmas fontes, informam que o executivo português têm-se empenhado em atrair investimentos da Tesla e que já encetou contactos com responsáveis da firma. “Os contactos tiveram início nos Estados Unidos e, entretanto, já decorreram aqui em Portugal”.

 

De acordo com o “Jornal Económico”, o gabinete do Ministério do Ambiente confirmou que o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, se reuniu a 8 de setembro 2016, com uma delegação de alto nível da TESLA Motors - representantes da empresa norte-americana em Portugal liderada por Douglas Alfaro e que incluía o responsável pelas Infraestruturas de Carregamento na Europa. E que um dos tópicos do encontro foi “a possibilidade de atração de projetos de investigação e desenvolvimento da TESLA, tirando partido da infraestrutura rodoviária de classe mundial existente em Portugal”.

 

Este tipo de negociações é feito com a oferta de incentivos por parte dos países que pretendem acolher o investimento.

Portugal usa normalmente os Regimes Contratuais de Investimento (RCI) negociados através da AICEP e que permitem oferecer um mix de ofertas que passa por fundos comunitários, incentivos, etc. As ofertas dependem também do que as empresas pretendem fazer, nomeadamente durante quanto tempo se pretendem fixar em Portugal e o número de postos de trabalho que se comprometem a criar, etc.

Ainda que o CEO da empresa, Elon Musk, só escolha o verdadeiro destino em 2017, o jornal espanhol “Faro de Vigo” sabe através de fontes do setor que a quantidade de horas de sol que a Península Ibérica tem ao torna estes países numa hipótese para a Tesla Motors, caso a fabricante de equipamentos de automóveis queira replicar o painel fotovoltaico instalado na sua outra grande construção em Sparks, no Nevada. Entre os argumentos que a Espanha apresenta para atrair investimento estão os preços low cost dos terrenos, nomeadamente promoções por metro quadrado, dependendo do número de postos de trabalho que serão criados.

 

Objetivos de 500 mil carros produzidos por ano

A mais recente Gigafactory vai ajudar a empresa liderada por Elon Musk a atingir o seu objetivos de 500 mil carros produzidos anualmente e chegar a um mercado cada vez maior. Atualmente, a produção é de cerca de 80 mil unidades por ano. Nesse sentido, a Tesla Motors fechou nas ultimas semanas a compra da firma alemã Grohmann Engineering, uma empresa especializada na conceção de maquinaria de montagem automatizada.

Em causa está um investimento que se acredita que possa vir a ser superior a 5.000 milhões de dólares. É esse o montante envolvido na primeira Gigactory, montada em parceria com a Panasonic, que entrou nesse projecto com 1,6 mil milhões. Mas essa fábrica produz apenas baterias, ao passo que a que está prevista para a Europa deverá ter também uma linha de produção e montagem de modelos Tesla. Por outro lado, um projecto dessa dimensão tem um forte impacto na criação de emprego. No Nevada, foram “só” 6.500 postos de trabalho directos e 11 mil indirectos.

Neste momento na Europa, a empresa de Elon Musk tem apenas um pequeno centro de montagem de carros em Tilburg, na Holanda, onde se montam as unidades do Tesla Model S que é comercializado na Europa com componentes e peças que são despachadas diretamente dos Estados Unidos, da fábrica principal da marca em Freemont na Califórnia.

 

Situação actual

Segundo o Faro de Vigo, a decisão final da Tesla não está tomada. Mas a realidade é que desde que a Tesla fez saber que pretende construir uma fábrica em solo europeu, não faltam países a posicionarem-se para receber a Gigafactory 2 de braços abertos.

 

 

PS: Select Portugal for Tesla’s New GigaFactory: Open Letter to Elon Musk

I am inviting you to co-sign my letter which I intend sending to him early in the new year.

If we can convince Elon Musk to locate his new Tesla Giga Factory in Portugal, it will greatly assist all of us in our fight against oil and gas drilling. Currently we are competing with Spain (they already have a petition with over 25,000 signatures), I am of the opinion that we can do better than that. We are also competing with not only Spain, but also with France, Holland and some Eastern Block countries.

Join me if you agree to the letter by co-signing your name in the petition. CLICK HERE TO CO-SIGN THE LETTER

 

 

Photo credit: Tesla (with modification)

 

You are here: HomeNewsNoticiasTesla já está registada em Portugal
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top