English Dutch French German Portuguese Spanish
Menu

ASMAA agradeçe ao Sr. Primeiro-Ministro António Costa o facto de ter reunido com representativos dos grupos de activistas contra a exploração petrolifica no Algarve

Lagos, 18 Maio 2016: A ASMAA agradece ao Sr. Primeiro-Ministro António Costa o facto de ter reunido com representantes dos grupos de activistas contra a exploração petrolífera no Algarve, no sábado passado, dia 14 Maio de 2016, durante a sua visita a Loulé.

Foi uma ocasião inesperada, com a qual ficamos muito gratos por termos tido essa oportunidade. No que é provavelmente a primeira vez em Portugal, o facto de um Primeiro-Ministro concordar reunir-se com activistas – porque é de facto um gesto muito incomum por parte de qualquer governo - mas em Portugal é especialmente relevante.

Foi uma oportunidade dada aos representantes de fazer perguntas pertinentes. Como também uma oportunidade para a ASMAA entregar uma carta, com 30 mensagens seleccionadas das mais de 4,000 que a ASMAA recebeu de indivíduos que amam o Algarve, e que estão preocupados com a politica seguida pelo governo Português neste processo de concessionar o mar (offshore) e a terra (onshore) a companhias petrolíferas."

 

Especialmente ficamos muito satisfeitos com uma das respostas do primeiro-ministro ainda antes da breve reunião – em que nos foi dito pelo Sr. António Costa "… que investir na protecção da natureza é investir no futuro do Algarve e é isso que mais valor tem sob o solo, acima do solo, no mar ou em terra" . Esperamos que as suas palavras seja denotativo da predisposição deste governo para adoptar uma atitude proativa na defesa dos interesses das populações do Algarve!... na verdade, uma mensagem muito agradável para os nossos ouvidos e que esperamos, que seja seguido por acçoes positivas por parte do governo do Sr. António Costa.

 

Quer isto dizer, que nós, como activistas vamos mudar as estratégias que estamos neste momento a seguir na nossa luta contra a exploração de petróleo e gás ou vamos ser menos agressivos nesta luta?

 

"Nem pensar nisso. A única coisa que as palavras do Sr. Primeiro Ministro indica, é que há uma oportunidade que deve ser agarrada com ambas as mãos pelos grupos de anti-exploração de hidrocarbonetos. É uma oportunidade de ter acesso a todos os representantes do governo – de haver realmente uma politica de “porta-aberta” - de podermos fazer perguntas com a esperança de receber respostas válidas e concretas, e uma oportunidade de se chegar a resoluções satisfatórias, e de nulificar esta ameaça muito séria para a economia do Algarve, para a saúde e para o meio ambiente ", disse Laurinda Seabra, Presidente da ASMAA.

 

Neste momento estamos a espera de saber qual o resultado da audição feita pela Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas com o Sr. Paulo Carmona da ENMC hoje de manhã antes de decidir-mos nos nossos próximos passos. Mas entretanto a luta continua.

<FIM>

(Pedimos desde ja desculpa para erros - traduzido do Inglês com ajuda do Google)

 


 

Download uma copia da carta entregue ao Sr. Antonio Costa - Primeiro Ministro que encontra em baixo em "attachments".

 

 

Download attachments:
You are here: HomeNewsPress RoomASMAA agradeçe ao Sr. Primeiro-Ministro António Costa o facto de ter reunido com representativos dos grupos de activistas contra a exploração petrolifica no Algarve
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top