English Dutch French German Portuguese Spanish

Presidente da Câmara de Loulé propõe referendo regional sobre exploração de petróleo no Algarve

Vitor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, anunciou hoje que vai apresentar à Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) a proposta de um referendo regional sobre a prospeção e exploração de gás natural e petróleo.

O autarca considera que o referendo é uma forma eficaz de obter a opinião da região sobre esta matéria que tem sido objeto de contestação popular, associativa, política e económica.

 

“Perguntar diretamente aos cidadãos se concordam ou não com a prospeção e exploração de gás natural e de petróleo e se entendem que isso é uma mais-valia para a região ou se pode ser um prejuízo grave ao trocar o incerto pelo que é certo e seguro que é a excelência turística do Algarve”, afirmou, em declarações Á agência Lusa.

 

A questão foi colocada pelo autarca esta segunda-feira, em Faro, durante a apresentação do Orçamento Participativo nacional, que contou com a presença da secretária de Estado Ajunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

À Lusa, disse que vai levar a proposta a discussão com os 16 autarcas algarvios em sede da AMAL, até porque diz que importa perceber de que forma é que o referendo podia ser viável e legal.

O presidente da AMAL, Jorge Botelho, sublinhou que o assunto ainda não foi discutido na comunidade intermunicipal, mas é “uma hipótese de trabalho que não pode ser descartada” se as diligências em curso, no sentido do cancelamento dos contratos de prospeção e exploração no Algarve, falharem.

 

“Tenho ideia de que se há assunto em que os algarvios têm interesse em dar a sua opinião poderia ser a questão da exploração de petróleo e gás natural no Algarve”, comentou.

 

Jorge Botelho enfatizou que o processo não é compatível com o modelo de desenvolvimento definido para a região, que aposta nas energias limpas e na qualidade ambiental.

A ASMAA lançou o desafio a um referendum no Algarve no passado dia 27 de Outubro, e outra vez durante a manifestação "Salvar o Clima - Travar o Petróleo" no dia 12 Novembro em Lisboa.

 

Fonte: Lusa

 

 

You are here: HomeNewsNoticiasPresidente da Câmara de Loulé propõe referendo regional sobre exploração de petróleo no Algarve
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top