Print this page

ASMAA entrega a sua divisão social a uma ONG sediada em Londres

A ASMAA anunciou a entrega da sua divisão social a uma ONG sediada em Londres, que teve lugar no dia 7 de julho de 2020. Leia o comunicado abaixo.

 

COMUNICADO

7 de Julho de 2020, Lagos, Algarve - ASMAA, Associação de Surf e Atividades Marítimas do Algarve, mais conhecida pelo trabalho fundamental que resultou em que todos os contratos para a exploração de petróleo e gás no Algarve não foram à frente - esta campanha foi a nossa principal acção desde 2012 - anunciou hoje que entregou a sua divisão social a uma organização sem fins lucrativos sediada em Londres, que actualmente está neste momento a estabeler-se no Algarve.


A divisão social da ASMAA, que foi lançada em 2015, estava focada na prestação de apoios a pessoas e famílias carenciadas e aos sem abrigo; forneceu cabazes solidários no Barlavento Algarvio; e apoios a vitimas de incêndios com ajudas com items de primeira necessidade.

 

Mas a acção jurídica contra os furos em Aljezur para a exploração de petróleo e gás deu-nos grandes lições, uma delas foi que para seguramos sucesso em qualquer tipo de campanhas temos que nos dedicar 100% a essas campanhas. Galhamos na luta contra o furo, mas as consequências foi o impacto negativo que teve na nossa área social e nos nossos objectivos, porque não tivemos a oportunidade de dedicar as horas e a atenção necessária.

 

 

Após muitos meses gastos em debates e reuniões estratégicas, os nossos gerentes concordaram em que a próxima grande causa que a ASMAA se ia envolver - e que é maior do que a nossa luta contra a exploração de petróleo e gás no Algarve - seria uma campanha contra a implantação do 5G, Cidades inteligentes, IoT (Internet das coisas) etc. Para que esta campanha tenha uma chance de sucesso, precisamos estar cientes das mais de 250 áreas de impacto complexas que fazem parte desse macro ambiente.

 

Esta decisão teve sérias implicações. Isso significava que precisávamos encontrar um lugar adequado para transferir a nossa divisão social. A decisão de entregar a nossa divisão social a uma ONG selecionada por nós foi tomada durante o último trimestre de 2019.

 

 

Com a crise da Covid19 e subsequentes estados de emergencia globais - resultou em impactos econômicos e sociais muito negativos em todo o mundo, como também impactos negativos significativos para um Algarve dependente do turismo - novos desafios foram identificados, como por exemplo: - aumento dos riscos de desemprego, mais empresas de pequeno e médio porte fechadas, como tambem muitos outros males sociais relacionados com esta crise.

O conjunto de circunstâncias acima motivou a equipe da ASMAA a acelerar o processo de transferência, porque se já estavamos com dificuldades em responder às necessidades da nossa divisão social, com os desafios adicionais lançados no nosso caminho, não vimos uma maneira de continuar de uma forma eficaz a gerência e execução da divisão social, e ao mesmo tempo continuar com outras acções também muito importantes como aquelas que identificamos acima.

 

Mas temos o prazer de anunciar que uma ONG registrada em Londres assumiu tomar a responsabilidade pelo trabalho social iniciado pela ASMAA, e continuar a dar apoio às vítimas de incêndios, gerir o programa "Food-for-Thought" , o planeado mercado àos sábados ao ar livre de "Arte & Artesanato ”em Lagos,  como também a loja "Treasure Chest Charity Shop" e o armazem de apoio localisados na zona industrial da Marateca em Lagos.

 

 

A crise económica que todos no Algarve estamos neste momento a enfrentar e cujos impactos negativos serão sentidos por pelo menos mais 12 a 18 meses, significa que a continuação dos programas de apoios sociais com os quais nos preocupamos muito na ASMAA é essencial manter de uma forma focada.

A ONG inglesa tem uma equipe com vasta experiência na criação e gerenciamento de projetos sociais em África, com o objetivo de aliviar a pobreza, distribuição de pacotes de alimentos para os mais necessitados, assistência na realocação de refugiados e experiência em muitas outras áreas de impacto social.

Alguns dos actuais e antigos voluntários da ASMAA vão apoiar e trabalhar como voluntários com a ONG inglesa. Assim mantendo uma transferência de conhecimentos fundamentais para o sucesso desta ONG no futuro. Essa organização está empenhada em criar e manter programas de colaboração com outras organizações e com os órgãos governamentais apropriados para garantir que seus objectivos sejam alcançados com sucesso.

A ASMAA agradece a todos os actuais e ex-voluntários pelo carinho, dedicação e trabalho durante todas as campanhas e acções que felizmente viu atingir conclusões bem-sucedidas. Agradecemos a todos os nossos doadores, amigos e outros apoiantes espalhados por todo o mundo que deram um apoio a visão e a missão da ASMAA durante mais de 8 anos. A ASMAA não poderia ter alcançado as vitorias que alcançamos sem o apoio de todos.

À medida que avançamos, pedimos que cada um de vocês siga o seu coração e apoie as causas mais próximas de si - seja o novo activismo contra o 5G que será gerenciado pela ASMAA ou os programas de apoio social que serão executados por nossos amigos de Londres na EG

 

A E.G. e a ASMAA vão comunicar mais novidades nas próximas semanas ...

Related items