English Dutch French German Portuguese Spanish

Luminárias vão ser substituídas por tecnologia LED em Albufeira

Até ao final do ano de 2019 já foram instaladas, em Albufeira, 955 luminárias LED, sem ter havido nehuma informação divulgada à população sobre esta mudança de estratégia da iluminação da via pública no concelho.

A Câmara Municipal de Albufeira adjudicou durante o mês de dezembro de 2019 uma empreitada de substituição de 2500 luminárias por tecnologia LED, alegadamente com a intenção de aumento da eficiência energética na rede de iluminação pública do concelho.

 

Até ao momento, já foram instaladas 955 luminárias LED, 400 custeadas pelo município e 555 instaladas pela EDP a pedido da autarquia.

 

“Prevemos substituir brevemente todas as luminárias do centro urbano de Albufeira. Depois do concurso público que decorreu, realizaremos mais dois ou três no futuro, para substituir um total de 6200 luminárias, desde a Marina até à Balaia, Alto dos Caliços e Montechoro”, revela o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

As 2500 novas luminárias LED representam um investimento a rondar os 675 mil euros, mas que segundo o autarca “é um investimento para o futuro, que permite o retorno de capital simples em quatro anos”. Por ano, as 3555 luminárias LED permitem poupar cerca de 167 mil euros.

“Além de reduzir visivelmente os custos, estamos a contribuir para a diminuição do consumo de eletricidade e consequentemente da pegada ecológica”, afirma José Carlos Rolo.

Com esta medida, 15,2 por cento da iluminação pública do concelho utilizará lâmpadas LED. É intenção do município “estender esta medida às restantes freguesias, numa parceria com a EDP Distribuição, em que a Câmara financiará o processo nos centros urbanos e a EDP ocupar-se-á essencialmente das zonas rurais”.

 

Para o presidente da câmara, “a substituição das antigas luminárias de vapor de mercúrio e sódio da rede de iluminação pública proporcionará melhores condições de conforto visual e permitirá aumentar o tempo de vida útil e durabilidade dos sistemas de iluminação, com importantes ganhos em termos de sustentabilidade ambiental”. Mas o autarca não divulga o motivo real por detrás desta estratégia, que faz parte da conversão do concelho numa cidade inteligente através do uso da rede 5G.

 

Fica o aviso para começarem a fazer as perguntas sérias e necessárias ao poder local.

 

 

 

 

You are here: HomeSmart CitiesLuminárias vão ser substituídas por tecnologia LED em Albufeira
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top